associação comercial e industrial
de arcos de valdevez e ponte da barca

O curso de Empreendedorismo Feminino promovido pela ACIAB, dirigido a mulheres que pretendem criar o próprio emprego terminou a sua componente de formação, sendo que a fase seguinte do decorrer do curso será no âmbito da consultoria, isto é, as formandas farão o plano de negócios para as respetivas empresas e por último será criado o negócio.

Cada empresa criada recebe um apoio de 5.030 euros para fazer face às despesas de acordo com diferentes tipologias de negócios. A componente de formação teve a duração de 194 horas e incidiu em temáticas como gestão, igualdade de género, TIC (tecnologias de informação e comunicação), relacionamento interpessoal e liderança, no fundo foram trabalhadas um conjunto de ferramentas que se entendem como necessárias para a criação de um negócio.
 
O último dia de formação constou numa visita à In.Cubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, onde as formandas fizeram uma visita guiada às instalações. O objetivo foi conhecer o tipo de apoio prestado por esta entidade de forma a aumentar o conhecimento das futuras empresárias acerca do seu trabalho no apoio às empresas.

Finalizada a componente da formação, segue-se a consultoria, e esta é composta por 80 horas para cada empresa criada, sendo que aproximadamente dois terços destina-se à criação do plano de negócios e ao apoio à empresa nos primeiros meses de vida.
No final da fase de formação, as formandas fazem um balanço positivo. Odete Rocha, uma das formandas recomendaria este curso a outras mulheres pois “para além do incentivo monetário, a ajuda prática e psicológica do curso é de real valor acrescentado”, afirma.

Helena Fernandes atesta que durante as sessões foram abordadas temáticas gerais e outras mais específicas que enriqueceram as suas experiências de vida, “fomos postas à prova em inúmeras situações que nos permitiram superar obstáculos e forneceram-nos ferramentas para o futuro”, finaliza.
“Com este curso fica-se com a noção do que é necessário para abrir e manter um negócio, além de que se analisa a viabilidade da ideia inicial”, sublinha Ana Correia. “A ACIAB está de parabéns pela iniciativa, pois trouxe-nos a oportunidade de concretizarmos os nossos sonhos de forma sustentada, é uma oportunidade única de adquirirmos competências e de entrarmos em contacto com a realidade empresarial”, salienta a futura empresária Adelaide Megre.

“É de conhecimento geral que o mundo dos negócios é maioritariamente dominado por homens, e o que se pretende com este tipo de curso é motivar e incentivar mulheres para que sejam elas a tomar iniciativa e a criar o seu espaço no mundo empresarial, em pé de igualdade”, tal como explica Nancy Cardozo. De acordo com Gabriela Barreiros, e sintetizando a opinião da turma, “este curso ajuda-nos a “sair do quadrado”, analisar oportunidades e desafios segundo diferentes pontos de vista, conclui.

Este é o segundo curso que a ACIAB promove no âmbito do empreendedorismo feminino pois considera fundamental promover ações desta natureza, contribuindo assim para o fomento da cultura empreendedora, do emprego e, simultaneamente, do crescimento económico. Assim, no decorrer deste ano, serão criadas um conjunto de novas empresas, em vários setores de atividade. Este tipo de oportunidades apresenta-se como uma forma de promover a iniciativa empresarial e investir nas competências técnicas deste público específico impulsionando o espirito empreendedor.


Nota de Imprensa na Comunicação Social online:

http://www.aciab.pt/index.php/comunicacao/jornal-da-aciab/2660-info-empresarial-31-setembrooutubro-2013

http://www.tvdominho.com/barcelos/aciab-apoia-a-criao-de-15-empresas-geridas-por-mulheres

https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/posts/532313793505881

https://www.facebook.com/permalink.php?id=426460237404566&story_fbid=598366596880595

http://www.noticiasdosarcos.com/index.asp?idedicao=372&idSeccao=5676&Action=seccao