associação comercial e industrial
de arcos de valdevez e ponte da barca

No dia 26 de junho de 2013, as formandas do curso de Empreendedorismo Feminino, que a ACIAB está a promover, visitaram os três parques empresariais de Arcos de Valdevez, isto é, o Parque Empresarial de Mogueiras, o Parque Empresarial de Padreiro e o Parque Empresarial de Paçô. Esta ação está enquadrada no módulo de Gestão Estratégica que está a ser lecionado e que tem como finalidade a identificação e caracterização das diferentes opções estratégicas de gestão e os seus efeitos nos domínios das empresas, assim como a aplicação de instrumentos de gestão de forma a garantir a competitividade de uma empresa.

O facto de os parques empresariais se situarem nas principais redes de estradas, onde figuram empresas de cariz internacional, de diferentes ramos de negócio da indústria e serviços e onde a tecnologia é uma das suas grandes apostas, permitiu desenvolver estratégias competitivas que se refletem no crescimento da economia de Arcos de Valdevez e da região. Esta realidade foi transmitida às formandas que tiveram ainda a oportunidade de ter visitas guiadas a duas empresas da área da indústria, a Polipropigal, que fabrica filme de polipropileno biorientado (filme de plástico) e a Torrefação Arcuense, empresa de comercialização de café. A forma como estas empresas se posicionam no mercado, a sua estratégia e a forma de identificar oportunidades foram alguns dos assuntos abordados durante a visita.

Como no final do curso de Empreendedorismo Feminino novas empresas irão ser criadas pelas formandas, esta visão da realidade permitirá às futuras empresárias começar a desenhar a estratégia das suas empresas, identificando oportunidades tecnológicas e de mercado assim como obter uma noção de práticas adequadas para a seleção de fornecedores e instituições parceiras.

Francisco Peixoto Araújo afirma que “este tipo de ações é benéfico em todos os sentidos, quer para as formandas quer para as empresas pois há uma interação entre as duas partes e paralelamente este grupo de futuras empresárias terá mais conhecimentos que poderão aplicar em contexto real na definição do seu negócio”.

O componente de formação do curso terminará no início do mês de agosto, posteriormente as formandas farão o plano de negócios para as respetivas empresas e por último será criado o negócio.

A finalidade da ACIAB ao promover este curso é contribuir para o desenvolvimento do tecido empresarial, com enfase no empreendedorismo feminino, promovendo a criação de empresas na região na qual desenvolve os seus esforços e implementa as suas ações.


Nota de Imprensa na Comunicação social online:

http://www.aciab.pt/index.php/comunicacao/jornal-da-aciab/2563-info-empresarial-30-agostosetembro-2013